quinta-feira, 25 de junho de 2009

Pesquisadores viram "astros do rock" em campanha para promover ciência

Joe Perry

Sheryl Crow

Josh Groban

Seal

Você conhece algum cientista que merece ser chamado de "astro científico do rock"? A Fundação Geoffrey Beene Gives Back, dos Estados Unidos, lançou uma campanha para melhorar a imagem dos pesquisadores, ao associar nomes importantes da área com estrelas do rock e do pop.

No site da campanha, é possível indicar o cientista, fazer upload e fotos e explicar os motivos da escolha.

A primeira rodada de estudiosos inclui Harold Varmus, ganhador do Prêmio Nobel e presidente do Centro de Tratamento de Câncer Sloan-Kettering, em Nova York, e Anthony Fauci, o especialista em Aids e diretor do Instituto Nacional para Alergias e Doenças Infecciosas de Bethesda. Eles aparecem em fotos publicadas pela revista "GQ" ao lado de artistas como Sheryl Crow e Will.i.am, do grupo Black Eyed Peas.

Meryl Comer, presidente da iniciativa para cura de Alzheimer na fundação, teve a ideia da campanha após a divulgação, no ano passado, de uma pesquisa que revelava o pouco interesse das pessoas pelo mundo científico. O estudo revelou que apenas 4% dos norte-americanos era capaz de dar um nome de um cientista vivo que pode servir como modelo para os mais jovens.

Geoffrey Beene foi estilista e morreu de câncer em 2004. Hoje, o lucro resultante da empresa que leva seu nome é revertido para essa fundação, que apoia pesquisas sobre câncer e o mal de Alzheimer. Nas fotos para a "GQ", os cientistas vestiram roupas da linha masculina da companhia o que para a maior parte deles foi uma experiência nova.

"Neurologistas notadamente se vestem mal", afirma Steven DeKovsky, pesquisador sobre Alzheimer e reitor da Escola de Medicina da Virgínia, em Charlottesville.

Os cientistas que participaram da campanha foram escolhidos por suas contribuições para a pesquisa. Eles esperam que a campanha ajude a associar a carreira científica a algo glamouroso. "Eu fico preocupado com o fato de tão poucos jovens estarem indo para a ciência", afirma Rudy Tanzi, famoso por suas descobertas sobre Alzheimer.

Via Vida Universitária

Nenhum comentário: